Dezenas de pessoas do Paraná participam de Encontro de Comunicação em Campo Mourão

Breve memorial descritivo da Logomarca do 2º Muticom
fevereiro 15, 2017
Encontro da Pascom CNBB Regional Sul 2 Reúne Dioceses Paranaenses
fevereiro 21, 2017

Dezenas de pessoas do Paraná participam de Encontro de Comunicação em Campo Mourão

O evento acolheu o Sétimo Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom; Terceiro Encontro de jornalistas das dioceses, e Quarto Encontro de articulação com as emissoras católicas.

Foram momentos maravilhosos, de partilha, de tomadas de decisões e de abertura de novos caminhos. Tivemos a grande oportunidade de buscar mecanismos e de trocar experiências durante dois dias. Este encontro nos motiva para seguirmos trabalhando com muita vontade pelos próximos meses de 2017, sempre focados nos interesses da Igreja”. Estas foram as palavras de Jorge Teles dos Passos, coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o Sétimo Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom; Terceiro encontro de jornalistas das dioceses, pastorais e organismos e quarto encontro de articulação com as emissoras de rádio católicas do Paraná, do Regional Sul 2 da CNBB.

Cinquenta e cinco pessoas das dioceses do Paraná, ligadas à comunicação na Igreja, se reuniram, nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017, na cidade de Campo Mourão, região noroeste do Paraná, para trocar experiências, discutir os novos caminhos da comunicação católica no Estado e também em âmbito nacional.

Conforme destacou padre Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, a cada encontro, há sempre novas e ótimas surpresas. Ele classifica a comunicação da Igreja Católica como de vital importância para se chegar às pessoas e tocar em assuntos de interesse de toda a sociedade. “Comunicar é plantar sementes, é a parte importantíssima da evangelização. Na bíblia, tudo o que vemos, é comunicação pura. Somos seres comunicadores e a cada momento em que nos encontramos para falar deste assunto, eu percebo que há uma grande evolução. Todo este esforço, nos mostra com clareza que estamos no caminho certo”, sublinhou o sacerdote.

Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava e referencial para a comunicação no Paraná, disse da importância para o crescimento pessoal e enquanto Igreja, quando da realização de trabalhos que envolvam pessoas da comunidade em âmbito estadual. “Eu considero que a cada encontro de comunicação, plantamos uma sementinha que temos de tomar muito cuidado para que ela não pereça. Mesmo que seja uma gotinha de cada vez, precisamos regar esta planta, estas ideias, para que tudo vingue e dê bons frutos. A comunicação no Regional Sul 2 vem crescendo muito nos últimos anos, mas sabemos que temos um longo caminho a percorrer. Não podemos descuidar. É preciso regar sempre esta semente e mantê-la protegida dos contratempos”, ressaltou Dom Wagner.

Os trabalhos foram desenvolvidos no Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes. No sábado, representantes da Agência Adora, da cidade de Londrina, especializada em Comunicação Católica, ministraram o curso de formação em Fotografia Religiosa. Durante os trabalhos, os participantes puderam questionar e entender o processo de criação em se tratando da captação de imagens, tratamento da mesma e também como comunicar os trabalhos da Igreja através da fotografia e de recursos audiovisuais. À noite, Dom Wagner celebrou uma missa na Catedral São José, que reuniu centenas de participantes. Depois da celebração, um jantar foi servido e, em seguida, houve partilha de experiências e apresentação dos trabalhos que cada diocese vem realizando no âmbito da comunicação.

No domingo, após momento de espiritualidade, representantes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da arquidiocese de Curitiba, fizeram o lançamento oficial do Segundo Mutirão da Comunicação (Muticom) paranaense que será realizado na Capital do Estado de 07 a 09 de julho.

“Abrir oficialmente o segundo Muticom Paranaense em um evento como este, é sinônimo de muita alegria para todos nós. Estamos plantando uma semente e, como nosso bispo referencial da comunicação no Estado já falou, queremos que esta semente seja regada, cuidada por todos para que cresça e dê bons frutos”, disse Antonio Kayser, coordenador da Pascom em Curitiba.

Ao final do encontro, foi feita uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelas rádios católicas do Paraná, que apresentam, semanalmente, um boletim de notícias. O boletim é editado pela Central Cultura de Comunicação, em Guarapuava, a partir das informações e reportagens repassadas pelas dioceses do Estado, e enviado para as diversas emissoras do Paraná, parceiras da Igreja, para que seja veiculado em sua grade de programação. A produção e veiculação dos boletins permanece aos cuidados da Central Cultura de Comunicação, conforme aprovação unânime dos presentes e autorização de Dom Wagner. Durante a reunião, também foi aventado a possibilidade de se implantar um site, em parceria com a Rede Católica de Rádio (RCR), com a finalidade de se publicar e disseminar as notícias das dioceses. A ideia foi encampada pelos presentes e, a partir de agora, os próximos passos serão no sentido de construção do portal de notícias. “Eu penso que isto unirá ainda mais a Igreja através das diversas emissoras católicas do Estado. Não vamos ter custo com a manutenção deste portal por um ano, mas depois, as taxas são irrisórias. A RCR nacional propôs esta ideia e sentimos que vai ser mais um avanço para todas as emissoras do Paraná ligadas à Igreja, que passam a dispor de diversas matérias radiofônicas que estarão disponíveis para que sejam veiculadas”, ressaltou Jorge Teles.

 “Este novo portal vai permitir que a comunicação do Regional (Sul 2) se amplie ainda mais. Devemos ser ousados e romper com as barreiras. A troca de experiências vai unir ainda mais a região através da informação e dos programas de evangelização. Isto é um grande avanço. Não podemos parar. A comunicação é mudança e devemos estar preparados para estas mudanças”, definiu Dom Wagner.

Além de Dom Wagner e Jorge Teles, da diocese de Guarapuava também participaram do encontro o radialista da Rádio Cultura, Tonico de Oliveira, José Luiz dos Santos (Centro Diocesano de Comunicação), Vanessa Paula (Coordenadora diocesana da Pascom), Adriane Bernardim (Vice Coordenadora da Pascom Diocesana) e o padre Marco Aurélio Soares da Costa, da paróquia São João Batista, em Prudentópolis.

 O próximo encontro de 2018 será realizado na diocese de Palmas/Francisco Beltrão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *