Hudson José, da Rede Evangelizar de Comunicação convida para o 2º Muticom

CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO: PRESENÇA CONFIRMADA NO 2º MUTICOM PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO
junho 23, 2017
Oficina de Fotografia Religiosa
julho 11, 2017

Hudson José, da Rede Evangelizar de Comunicação convida para o 2º Muticom

Hudson José, da Rede Evangelizar de Comunicação convida para o 2º Muticom

De 7 a 9 de julho estaremos reunidos para participar do grande evento de comunicação que acontece pela primeira vez em Curitiba. O principal objetivo é discutir e dinamizar ações que promovem a evangelização por meio de ferramentas da tecnologia e veículos de comunicação católicos. O 2º Mutirão de Comunicação Paranaense será realizado na FAE – Centro Universitário e Colégio Bom Jesus.

            Na entrevista a seguir, Hudson José, diretor de Marketing da Rede Evangelizar de Comunicação fala sobre o que vai abordar em sua palestra “As técnicas profissionais dos meios de comunicação (TV e rádio) aplicadas na evangelização. Confira:

  • Como é possível explorar as diferentes plataformas modernas de comunicação  de maneira integrada?

Primeiro é preciso entender a característica de cada plataforma. Como a comunicação flui melhor em cada uma, as questões técnicas, o padrão e a forma como a rede social melhor absorve e interage com a informação repassada. Entendendo isto é possível agregar sem redundância e sem incomodar os usuários da rede. Com a integração, uma plataforma pode usar os recursos de outra para ampliar o diálogo ou despertar maior atenção para a mensagem que você precisa passar. O mais importante é conhecer bem cada plataforma e saber como a sua comunicação se encaixa.

  • Como orientar/colaborar com os agentes de comunicação das nossas comunidades para melhor explorarem estes recursos?

É importante conhecer os recursos que existem. Quais as plataformas. Acho que esse é o começo do processo. O que existe e que pode ser útil pra mim e como eu faço pra alimentar essa plataforma. Esse é um ponto fundamental. Não adianta eu criar um canal de youtube, por exemplo, se eu não gero material para alimentar este canal e se o meu público alvo não acessa esta plataforma com frequência. Então descubra o que existe, como funciona, quais públicos interagem e como eu abasteço. Depois eu vou estabelecendo parâmetros, metas e interações.

  • Alcançar o sucesso das ações de comunicação para bem comunicar a Palavra exige algum conhecimento na área. Como os agentes leigos das nossas comunidades podem atuar e explorar melhor os meios de comunicação, considerando que nem sempre eles têm uma qualificação profissional nesta área?

A comunicação em qualquer processo repete quase a mesma lógica. Não podemos esquecer que tem o emissor e o receptor. Se você lança uma plataforma, ela não pode ser estanque. Tem que interagir. Outro princípio é não criar ruídos. Ruídos com mensagens ruins, com mensagens que não são claras e com mensagem em excesso. Vale a regra de ouro “menos é mais”. Volume em excesso, quantidade, não significa qualidade. Na verdade, são regras do dia a dia. Não é porque você está em uma plataforma digital que as regras mudam. Se você entender isto já é uma vantagem inicial muito grande.

  • Quais devem ser as principais estratégias dos veículos de comunicação católicos para atingirem seu público-alvo?

Quero começar respondendo com duas citações:

“Tudo deve ser feito com decência e ordem” – 1Coríntios14;40

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?” – Lucas 14; 28-31.

Deus não é contra a organização e o planejamento. Ele mesmo é quem diz que tudo deve ser feito com decência e ordem. Não vamos esquecer o básico da comunicação. Clareza, simplicidade, rigor sintático e dialético, rigor da lógica do pensamento, constituem algumas de suas características marcantes.

Então, planeje, analise e dimensione. Não esqueça que comunicação é diálogo e não pense que a comunicação em um ambiente paroquial, católico, religioso, tem que seguir modelos velhos. Nem sempre o novo é sinônimo de tecnologia física, de equipamentos, de hardware. O Papa Francisco trouxe um novo jeito de comunicar e não é porque ele usa tecnologia. É porque a sua mensagem e nova e encontra receptores.

Estimular a fé, a prática do bem, da caridade e do respeito ao próximo continuam sendo as máximas da Igreja e de uma sociedade que quer evoluir.

  • De que forma quem participar da palestra poderá adquirir mais conhecimento e colocar tudo isso em pratica em suas atividades paroquiais ou nos veículos de comunicação católicos que representam?

Participar de um evento como o 2º. Muticom é uma oportunidade de agregar conhecimento e trocar experiências. Temos que alargar o horizonte. Como falamos na Evangelizar é Preciso, “temos que anunciar acima dos telhados”. É preciso ter novas referências, conhecer opiniões diferentes, novos modelos. Nós somos o resultado do que conhecemos e experimentamos. Por isso, é importante beber em novas e boas fontes. Por isto quero reforçar o convite. Participe do Muticom. Amplie seus horizontes e tragas suas experiências e conhecimentos para que possamos crescer juntos.

 Para realizar a inscrição, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

Andrea Adelio – DRT 4030/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *